The Computer



Hi everybody! 
Aqui se inicia a nossa saga das tecnologias mais utilizadas na sala de aula. Optamos por começar pelo computador, pois é muito requisitado pelos professores e alunos em qualquer lugar.
 
No mundo globalizado muito se fala em Internet como importante componente para auxiliar em diferentes áreas de conhecimento. Entretanto, aprender uma nova língua é essencial e a Língua inglesa é a que está mais inserida na aprendizagem mediada pelo computador.

           A presença do computador certamente teve um impacto no cotidiano do professor de línguas, a começar pelo seu uso mais básico como um processador repositório de textos. Na qualidade de “uma máquina de escrever sofisticada”, o computador oferece uma série de recursos que facilitam o processo de produção, revisão e edição de textos e, como um “arquivo eletrônico”, permite estruturar um banco de dados de fácil acesso para consultas. Esses recursos têm permitido que muitos professores façam uso do computador para otimizar o tempo de preparação de matérias didáticos adicionais, que são incluídos nas aulas de língua, muitas vezes como complementares ao livro didático.
No caso especifico do professor de língua inglesa, o volume de matérias na rede é ainda muito maior, já que essa língua tem sido usada com língua franca na rede, e os sites tendem a privilegia-la quando visam a comunicação global. Adicionalmente, a rede também oferece para o professor uma série de sites auto instrucionais na área de inglês como segunda língua (ESP), os quais podem ser utilizados em sala de aula como uma fonte adicional de exercícios pedagógicos, ou mesmo como um espaço de estudo independente.

Para continuar a leitura acima, basta acessar a referência abaixo.
BRAGA, D. B.; COSTA, L. A. O computador como instrumento e meio para o ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, (36): 61-79, Jul./Dez. 2000. 


Obrigado pela atenção! 


Por: Thalia Alves, Damaris Paixão, Samuel Neto, Jardesson Carvalho

Comentários

  1. Olá Damaris,
    Muito bom o conteúdo do seu post. O computador é mesmo essencial, ainda que, creio que você concorde, como disse a reportagem do The Guardian, a chave para seu uso em sala de aula deve ser a Pedagogia. Por isso, eu trago um contraponto a esse post, no sentido de provocação sobre o uso dessa tecnologia. Gostaria que você visualizasse essa reportagem: http://www.agencia.ac.gov.br/estudantes-de-assis-brasil-brasileia-e-epitaciolndia-recebem-netbooks/, em que os alunos de vários municípios do Acre receberam netbooks em sala de aula, com um prometido salta na qualidade da educação. E, sabemos o resultado disso????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jardesson.
      Achei interessante e muito válido você trazer essa discussão. Infelizmente os computadores não são muitas vezes entregues, ou se são entregues, no final do ano letivo a escola recolhe. Nem todos têm acesso à essa importante ferramenta. O governo até dá os subsídios, mas cabe a escola a responsabilidade, e ela escolhe ser irresponsável em muitos dos casos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Língua inglesa e tecnologia na Amazônia!?